Tel.: (11) 3676-0874 - comercial@revistapetrus.com.br

Vibra assina Pacto Empresarial Contra a Corrupção

corrupçãoCom o objetivo de reforçar nosso compromisso com a integridade — que diz respeito aos princípios da transparência, da ética, da conformidade, da equidade e da efetividade — nos tornamos uma das empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, idealizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, para unir corporações e promover um mercado mais íntegro, ético e avesso à corrupção.

O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção consiste em um compromisso público e gratuito cujo objetivo é unir empresas de modo a promover um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção. Todas as empresas e organizações signatárias do Pacto devem realizar o preenchimento anual da Plataforma de Monitoramento, o Guia Temático de Integridade, prevenção e combate à corrupção.

Além disso, a Vibra passa a integrar o Instituto Ethos como empresa associada, possibilitando acesso a um importante fórum de promoção e disseminação de práticas empresariais socialmente responsáveis.

Para o Diretor de Integridade da Vibra, José Eduardo Romão, ao assinar o Pacto a Vibra reafirma seu compromisso de honrar seu Programa de Integridade e contribuir com a melhoria do ambiente de negócios.

“O combate à corrupção é destaque relevante no Programa de Integridade da Vibra, além de o tema ser tratado em documentos como Política de Integridade, Código de Conduta Ética e Normativo de Recebimento e Tratamento de Demandas de Ouvidoria. A assinatura do Pacto Empresarial é mais uma forma de a Vibra reforçar seu compromisso de dar efetividade, de colocar em prática cada um dos cinco princípios que sustentam nosso Sistema de Gestão de Integridade”.

Novo olhar sobre nossa jornada

A partir da Política de Integridade, a Vibra promoveu uma completa revisão em seu Código de Conduta Ética. O objetivo foi construir um documento capaz de atender aos desafios e oportunidades trazidos pelos novos objetivos estratégicos e de negócio. O Código, aprovado pelo Conselho de Administração, fornece orientações gerais e específicas abrangendo temas como Conflito de Interesses, Recebimento e Oferecimento de Brindes, Presentes e Hospitalidades, Combate à Fraude, Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo, Relacionamento com Públicos de Interesse e Canais de Comunicação e Denúncia.

Até o final de 2021, 99% dos colaboradores ativos na Vibra, incluindo os dirigentes, assinaram termo de ciência do novo Código de Conduta Ética, comprometendo-se com sua aplicação. A companhia uma Comissão de Ética, responsável por monitorar o cumprimento do código e sua aplicação, bem como revisar periodicamente seus dispositivos, com transparência e participação das partes interessadas.

Conta, ainda, com os Agentes de Integridade: colaboradores que possuem o compromisso de disseminar a cultura de compliance, privacidade e proteção de dados pessoais e as iniciativas do Programa de Integridade, além de atuarem como pontos focais da Gerência de Integridade, auxiliando na identificação e avaliação de riscos e no aprimoramento de controles.

O Pacto

O Guia Temático do Instituto Ethos é uma ferramenta de gestão das práticas de integridade, apresentando um caminho para as empresas que desejam ter uma gestão socialmente responsável. Isso porque fornece um relatório de autodiagnóstico que pode ser encarado como um instrumento de apoio ao fomento de iniciativas e ações voltadas para a agenda de integridade. Além de monitorar os compromissos assumidos pelas empresas ao se tornarem signatárias do Pacto Empresarial.

O Instituto Ethos é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua como polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.