Tel.: (11) 3676-0874 - comercial@revistapetrus.com.br

Importação de gasolina pela Petrobras cresce 950% no 3º trimestre

destaquesA Petrobras aumentou os volumes de diesel e gasolina importados no terceiro trimestre, num momento em que os concorrentes perdem fatia de mercado.
No caso do diesel, a estatal comprou, do mercado externo, 175 mil barris/dia, um aumento de 45,8% em relação ao segundo trimestre e de 548,1% na comparação anual.
Já em relação à gasolina, a companhia importou 42 mil barris/dia, 281,8% a mais que o registrado entre abril e junho. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, houve uma alta de 950%.
Esse crescimento das importações ocorre num momento em que as concorrentes da estatal acusam a petroleira de praticar preços abaixo da paridade internacional.

Os dados operacionais da Petrobras mostram sinais de uma recuperação das vendas no trimestre passado. No diesel, a comercialização do derivado atingiu, em julho, 879 mil barris/dia, o maior patamar desde novembro de 2015. Já as vendas de gasolina alcançaram em setembro os maiores volumes desde dezembro de 2017.
Ao comentar o crescimento das vendas de gasolina, a Petrobras destacou que o resultado se deu em função do aumento de consumo em relação ao etanol hidratado no ciclo Otto, elevação gradual da demanda e queda das importações de terceiros, resultando em aumento de participação de mercado.

Fonte: Valor Investe