

2020 tem mais de 15 mil ações da ANP
Inmetro vai intensificar fiscalização em postos de gasolina
Ipem-SP autua posto de combustível na zona sul
ABPP promove curso online de proteção passiva contra incêndio
ALE amplia atuação em Minas Gerais
BR anuncia fechamento da operação de Aquisição da Targus
ECB e Shell definem compra de biocombustível
O Grupo ECB Paraguay e a Shell Trading (US) Company (“Shell”) assinaram um contrato plurianual que fornecerá mais de 500 milhões de litros por ano de diesel renovável e combustível renovável para aviação à Shell, uma das maiores empresas de energia do mundo.
O contrato está previsto para ser executado a partir de 2024. O diesel renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e o combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene – SPK), também conhecido como Sustainable Aviation Fuel (SAF), serão produzidos na biorrefinaria Omega Green do Grupo ECB a ser construída no Paraguai, com capacidade total de produção de 20.000 barris por dia de HVO, SPK, SAF e nafta verde.
“Estamos muito satisfeitos por ter a Shell como nosso maior offtaker individual”, disse o fundador e CEO do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella. “Com o foco bem conhecido da Shell em iniciativas de descarbonização, faz todo o sentido trabalharmos juntos para fornecer fontes de soluções de combustíveis renováveis, especialmente nos setores de transporte rodoviário e aviação. Este acordo também posiciona a biorrefinaria Omega Green de última geração como um grande produtor para atender a uma demanda crescente por combustíveis de baixo carbono”.
O ECB Group, liderado por Battistella, é o maior produtor brasileiro de biodiesel com capacidade anual de 828 milhões de litros. Com o contrato o grupo se estabelece como o futuro produtor líder de HVO e SAF no hemisfério sul, fornecendo combustíveis que ajudam a impulsionar a descarbonização dos principais setores de transporte, como aviação e transporte rodoviário.
“Os biocombustíveis devem desempenhar um papel fundamental na obtenção de um sistema de energia com emissões líquidas zero, mas a colaboração é crítica para que o fornecimento e uso mundial desses combustíveis de baixo carbono se tornem mais difundidos”, disse Odeh Khoury, Vice-presidente da Shell para Comércio de Produtos e Abastecimento, Américas.
O projeto do ECB Group para construir e operar a biorrefinaria Omega Green inclui a contratada Honeywell UOP, proprietária da tecnologia de refino de combustível renovável UOP Process reactors™; Crown Iron Works, uma empresa americana que fornece sistemas e tecnologias de processamento incluindo tecnologia de pré-tratamento de matéria-prima, e Acciona, uma das maiores empresas de engenharia e construção do mundo.